top of page

O que é o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) ?

Atualizado: 22 de ago. de 2022


Cerca de 20 milhões de brasileiros sofrem de algum transtorno de ansiedade. Na maioria das vezes os quadros de ansiedade começam na infância ou na adolescência, mas pode começar na idade adulta. É mais comum nas mulheres do que nos homens.


O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é caracterizado pela ansiedade excessiva e preocupação exagerada com os eventos da vida cotidiana sem motivos óbvios.



Qual a diferença da ansiedade fisiológica para o transtorno de ansiedade generalizada?


Diferente da ansiedade normal, a ansiedade patológica causa prejuízos ao indivíduo, ao seu desempenho no trabalho, nas atividades diárias, gerando uma sensação de impotência diante das situações e dificultando o enfrentamento dos eventos geradores de ansiedade.



Quais os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada?


Pessoas com sintomas de transtorno de ansiedade generalizada tendem sempre a esperar um desastre e estão sempre extremamente preocupadas com saúde, dinheiro, família, trabalho ou escola.


Em pessoas com Ansiedade Generalizada, a preocupação geralmente é irreal ou desproporcional para a situação. A vida diária torna-se um constante estado de preocupação e medo. Eventualmente, a ansiedade domina o pensamento da pessoa, interferindo no funcionamento diário, incluindo o trabalho, os estudos, as atividades e os relacionamentos.


Outros sintomas do Transtorno de ansiedade generalizada incluem:

fadiga, tensão muscular, irritação, alterações no sono, inquietação, dificuldade de concentração, cefaléia; dores (pescoço, ombros, costas), sintomas gastrointestinais, dificuldade para relaxar, apreensão, incapacidade de esquecer os problemas.



Qual o tratamento?


Se nenhuma outra condição médica for encontrada, o indivíduo deve ser encaminhado para um psiquiatra, que é especialmente habilitado para diagnosticar e tratar casos de ansiedade generalizada. A psicoterapia também é fundamental.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page