top of page

Viver é mais do que sobreviver

Atualizado: 22 de ago. de 2022



Viver

verbo

1. intransitivo

ter vida, estar com vida.

2. transitivo direto e intransitivo

aproveitar (a vida) no que ela tem de melhor.


Sobreviver é apenas se manter vivo biologicamente, da maneira mais simples possível. Se

alimentar, dormir, fazer as necessidades mais básicas. Sem prazer e sem nada de relevante. É quase que viver por instinto, como os animais fazem.


Sobreviver na nossa vida moderna é trabalhar em algo que não gosta e nem possui sentido apenas pelo salário. É sair com alguém que não se gosta somente para aplacar a solidão. É ter relações sexuais apenas manter o casamento. É não conseguir desligar a TV pelo medo de escutar a si mesmo. É ter que tomar muitos drinks para conseguir voltar para casa.

No meio corporativo são empresários que vivem sob pressão eterna.

É esperar o final do dia para poder começar a viver. É planejar obsessivamente os dias para as férias, porque ali será uma oportunidade quase única de encontrar um mês inteiro de felicidade e prazer.

É odiar as segundas-feiras e esperar loucamente pelo sábado. É adiar o máximo possível

as mudanças para não ter de arriscar nada.


É como se estivesse numa crise asmática permanente: aquela eterna falta de ar e, de vez em quando, o alívio rápido e passageiro. Logo depois sentem de novo o sufoco insuportável.


Se você já se sentiu nessa situação, pare e pense um pouco sobre isso. Pense um pouco sobre como você pode estar deixando sua vida passar diante dos seus olhos. Se você está sempre adiando o seu prazer.


As escolhas de nossa vida têm sempre de privilegiar a nossa essência. Sobreviver e viver são experiências completamente distintas.


O ser humano merece mais do que simplesmente completar seus dias.

Merece a plenitude da vida


No entanto, quantas vezes acabamos nos dedicando exclusivamente à sobrevivência?

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page