Tricotilomania é o nome que se dá a uma desordem comportamental em que a pessoa sente um impulso recorrente e incontrolável de arrancar os fios de cabelo ou os pelos de outras partes do corpo (sobrancelhas, cílios e barba, por exemplo). Com isso, os cabelos e os pelos ficam rarefeitos nesses locais.
O nível de consciência deste ato varia de pessoa para pessoa. Algumas fazem essa ação no automático enquanto outras puxam os fios de cabelo conscientemente.
Sintomas da tricotilomania
Uma variedade dos comportamentos (rituais) pode acompanhar o arrancar de cabelo. Os pacientes podem procurar meticulosamente um determinado tipo de cabelo para arrancar; eles podem tentar assegurar que os fios de cabelo sejam arrancados de uma forma específica. Eles podem enrolar o cabelo entre os dedos, puxar os fios entre os dentes, ou morder o cabelo depois de arrancado. Muitos pacientes engolem os fios de cabelo, o que chamamos de tricofagia, sendo um risco para obstrução intestinal.
Qual o tratamento?
O tratamento deste transtorno acontece através da psicoterapia, sendo a abordagem mais comum a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Em razão de lesões e infecções cutâneas, consultar um dermatologista também pode ser necessário.
Quando a tricotilomania está associada a outro transtorno, como a depressão, por exemplo, o uso de medicamentos pode ser necessário.
Comments