top of page

Transtorno de Personalidade



A personalidade é um dos aspectos únicos do ser humano. Formada de forma complexa, sendo caracterizada por padrões de pensamento, percepção e relação sobre si mesmo e o ambiente.

Não é possível descrever uma personalidade “normal”, porém existem aquelas que de forma negativa geram prejuízo ou sofrimento para a pessoa (e até mesmo para terceiros).

Um transtorno de personalidade é identificado quando os traços dessa personalidade são rígidos e mal adaptativos, gerando prejuízos sociais, ocupacional e na funcionalidade de forma geral.

Transtornos de personalidade são crônicos, com inicio precoce de sintomas (geralmente na adolescência ou infância). É comum a presença de outros transtornos mentais associados. É comum o paciente apresentar uma crítica reduzida em relação a aceitação do transtorno. São mais propensos a negarem os problemas e recusarem auxílio.

Temos vários subtipos de transtorno de personalidade. Para fins didáticos, dividimos em três clusters, que serão descritos abaixo.

  • Cluster A (personalidades “excêntricas”): Transtorno de personalidade paranóide, esquizotípico e esquizóide.

  • Cluster B (personalidades “teatrais”): Transtorno de personalidade antissocial, borderline, narcisista e histriônico.

  • Cluster C (personalidades “medrosas”): Transtorno de personalidade anancástica, evitativo e dependente.

O tratamento de primeira linha para qualquer transtorno de personalidade envolve a psicoterapia. O acompanhamento regular com um psicólogo é fundamental. Medicações podem ser usadas como adjuvantes ou para tratar comorbidades.

Em um próximo artigo, vamos abordar as características de cada subtipo de transtorno de personalidade.

Acompanhe nosso Blog! Viva Bem, Viva Zen!


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page