top of page

Sobre sentir angústia



Que a angústia é um misto de sensações emocionais e físicas que interfere em diversas esferas da vida, todo mundo sabe. Ninguém gosta de ficar com o peito apertado, mudança de humor, sentimentos de culpa, inseguranças, mal-estar, medo ou falta de ar.

Esse amontoado de dores emocionais e dores físicas se chama angústia. Mas a angústia é positiva porque vem carregada da necessidade de uma tomada de decisão que deve ser feita unicamente por VOCÊ.


Ao contrário do que as pessoas pensam , a angústia não é necessariamente ruim, é uma mola propulsora, tentando impulsioná-lo para algo.


Embora a angústia possa ser vista como algo ruim e difícil de lidar, esse sentimento faz parte da condição humana, e nos coloca PRESENTE diante do que estamos vivendo no momento.


A angústia é o único afeto que não engana, e pode estar relacionada com o medo de algo que não se consegue definir. E ela é uma resposta comum a acontecimentos ruins da vida, mas também pode ser ocasionada pela insatisfação com a vida.


As frustrações e desilusões fazem parte de nossa vida e precisamos aprender a resolver situações difíceis para que possamos ter capacidade de lidar com a vida. A angústia pode significar uma ação com a realidade à nossa frente, e evitar a situação não a resolve, pois quando evitamos essa angústia, estamos NOS evitando.


Colocar para fora o que sentimos pode ser um meio de compreender melhor o que está acontecendo e dar voz e lugar a angústia. Por isso, caso você se sinta angustiado, saiba que esse é um mecanismo humano que indica que ALGO PRECISA MUDAR.


Não se preocupe, você não está sozinho.

E caso não consiga fazer isso sozinho, procure ajuda.


“Uma vida que não tenha angústias existenciais, em que tudo seja certinho, sem sobressaltos, certamente é vivida sem profundidade. “

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page