top of page

4 Hábitos Essenciais para Sua Saúde Mental



Existem quatro coisas que geralmente não acreditamos fazer parte da nossa saúde mental. A própria aceitação de cuidados com saúde mental ainda é muito nova. Até ontem, psicólogos e psiquiatras eram taxados como profissionais que atendem loucos. Até ontem, cuidar de si falando sobre si era algo fora da curva. Pois bem, mas não é puramente falar de si , sobre si, que a saúde mental emerge em melhora. Há quatro hábitos que sempre que vamos ao médico, o mesmo nos questiona, seja qual for a especialidade deste. Eis que vez ou outra somos questionados sobre água, sono, alimentação e atividades físicas.


Estes quatro hábitos acompanham e fazem parte de qualquer quadro genuíno de saúde. Apesar de ser um questionamento visto como desnecessário, esta necessidade se faz presente devido aos novos hábitos de sedentarismo e negligência em que nos colocamos com novos comportamentos sociais. Ao passo que a invenção do controle remoto foi um avanço, também foi em alguns aspectos um retrocesso. Depois dele, inúmeras invenções e criações contribuem em benefícios e malefícios. E a saúde mental está neste meio absorvendo isso gradativamente. Hoje a porção que representa malefícios desponta e as ações prejudiciais são recorrentes.


Portanto, quando falamos de hábitos saudáveis, não estamos sendo clichês ou repetitivos. Estamos trazendo a consciência que algo precisa ser feito, pois impacta em toda uma estrutura, não só física, mas mental e cognitiva. A própria falta de vitaminas são responsáveis por reações que nos afetam em concentração, memória e energia.


Abaixo as 4 coisas essenciais na sua saúde mental:


BEBER ÁGUA: Adquirir e manter o hábito de beber água suficiente é fundamental para a saúde mental. Isso porque, a falta de hidratação corporal acaba por afetar no seu funcionamento cerebral, pois com a falta de água o cérebro fica sobrecarregado para executar simples funções, ocasionando amplo esforço para realizá-las.


ALIMENTAÇÃO: O hábito alimentar impacta diretamente em nosso cérebro, cognição e estado emocional. Alimentação saudável em tudo tem haver com a qualidade de vida. Um cardápio com boas combinações de vitaminas, minerais, óleos e gorduras saudáveis auxiliam na melhora das funções cerebrais, nos níveis de energia, na memória e no controle emocional.


SONO: A saúde mental e emocional dependem de bom sono com qualidade. Um sono deficitário é capaz de comprometer o funcionamento da memória e promover dificuldades de concentração. Sua irregularidade tem a capacidade de implicar no desempenho laboral, acadêmico, bem como nos relacionamentos interpessoais.


ATIVIDADES FÍSICAS: A prática regular de atividades físicas pode melhorar a capacidade cognitiva e reduzir os níveis de ansiedade e estresse de modo geral. A autoestima, o aspecto corporal e a interação social são outros benefícios à saúde mental, ocasionados pelas atividades, além de melhorar a aptidão física.


Pratique hábitos saudáveis e continue nos acompanhando e seja bem-vindo à psicoterapia.

22 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page