top of page

Você é um comprador compulsivo?

Atualizado: 22 de ago. de 2022


Mais da metade dos brasileiros (52%) assume que já fez pelo menos uma compra por impulso nos últimos três meses.


O que são compras por impulso?


Compras por impulso são aquelas que a pessoa faz de forma impulsiva, ou seja, sem planejamento ou organização financeira — muitas vezes, sem necessidade.


Nesse tipo de compra, o consumidor toma uma decisão rapidamente e não pensa muito nas consequências financeiras. Geralmente, esse comportamento é criado a partir de sentimentos e emoções, que funcionam como gatilhos para a compra.


Por que compramos por impulso?


Em um artigo para a Psychology Today, Philip Graves, especialista em comportamento do consumidor, diz que a explicação mais simples para as compras por impulso é que as pessoas têm prazer em adquirir algo novo.


“O ato de comprar é um ato de empoderamento que pode ser sentido muito raramente em outros aspectos da vida”, afirma o especialista.


7 dicas para evitar comprar por impulso:


  1. Evite comprar quando estiver se sentindo triste ou irritado: As compras são como fonte de satisfação e bem estar para o cérebro. Quando você compra para ter a sensação de bem estar, ocorre um mecanismo de recompensa, então a chance de você sentir vontade de comprar, para ter a mesma sensação de prazer depois acaba sendo muito maior.

  2. Precisa comprar muito algo? Deixe para amanhã! Essa espera ajuda você a identificar se realmente precisa daquele item ou se é apenas um desejo de adquirir tal produto.

  3. Faça um planejamento financeiro: coloque em uma lista os seus débitos, incluindo as parcelas do cartão de crédito e avalie o quanto pode gastar com coisas extras. Encarar o problema é a melhor solução!

  4. Se tem dificuldade em maneirar com cartão de crédito, dê preferência para compras no débito ou dinheiro. Evite compras parceladas sempre que possível.

  5. Pesquise e compare preços, isso faz com que você ganhe tempo, para que não faça a compra sem planejamento.

  6. Ter orçamentos definidos para cada prioridade vai ajudá-lo a evitar compras por impulso. Isso porque, ao identificar o quanto você tem disponível para gastar com o item desejado, saberá se pode fazer tal gasto ou não.

  7. Faça listas do que precisa comprar: com as listas, você consegue ter a noção exata do que precisa comprar, não dando margem para levar aquilo que é supérfluo.



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page