top of page

O que é Abordagem Teórica em Psicologia?

Atualizado: 8 de nov. de 2022


Algumas pessoas podem se questionar sobre a linha teórica do profissional de psicologia.

Você já parou para pensar sobre isso? Você sabia que existem várias abordagens teóricas? E para que servem essas abordagens? Como a abordagem teórica da sua psicóloga influencia no seu tratamento?


Será sobre este tema que iremos conversar hoje.


Para início de conversa, eu gostaria que você pensasse em uma festa de aniversário. Umas das primeiras providências que se toma é escolher o TEMA DA FESTA! 😁 Para quem o tema da festa é realmente importante? Se você pensou no aniversariante, você acertou. Muito bem, é isso mesmo! Geralmente, um convidado não deixa de ir em uma festa de aniversário porque não gostou do tema escolhido. Você já desistiu de ir em uma festa por esse motivo? É o TEMA que vai dando o tom da festa. A decoração, os convites, a lembrancinha e às vezes até a roupa do aniversariante tem relação com o tema escolhido. Já fui em festas que até a comida se relacionava com a temática. 😯 E quais são os motivos que levam uma pessoa a escolher um tema e não outro? Ahh, isso é muito pessoal, né? Vai da história particular de cada pessoa. Se a gente fizer uma pesquisa perguntando as pessoas que fizeram festa de aniversário nos últimos meses, por que elas escolheram aquele tema específico, provavelmente teremos muitas respostas diferentes. Às vezes, é muito difícil escolher o TEMA para a nossa festa, aniversário é um dia muito ESPECIAL para várias pessoas. Claro que tem gente que não dá muita importância para esse dia. As temáticas para essa comemoração são muito variadas e distintas e há um número grande de opções. 😍


Por acaso você está se perguntando o porquê de eu ter começado essa conversa falando de festa de aniversário? Podemos fazer uma analogia entre o assunto: festa de aniversário e o tópico: abordagem teórica da psicologia. Vamos entender melhor essa analogia analisando alguns significantes.


Primeiro, o DIA DO ANIVERSÁRIO. Esse é o dia que celebramos o nosso nascimento, o dia em que nascemos é onde a nossa vida começou. Uma das coisas mais importantes para o NASCIMENTO DE UMA PSICÓLOGA da área clínica, isto é, uma profissional que vai trabalhar ofertando serviços de tratamento psicológico, é a escolha da linha teórica que irá dar as bases de sustentação para a sua atuação como psicoterapeuta. Você sabe o que é uma linha teórica? Segundo o dicionário, linha pode significar, entre outras coisas, direção; já teórica, é relativo a teoria. Sendo assim, podemos entender que a linha teórica é a teoria que direciona o trabalho do profissional de psicologia. É essa fundamentação que vai orientar o raciocínio clínico da sua psicóloga quando ela ouve você.


Tendo esse entendimento e voltando ao início da nossa conversa, o TEMA DA FESTA pode ser comparado à LINHA TEÓRICA. Da mesma forma que o tema dá o tom da festa, determinando a decoração, o convite, a lembrancinha e até a roupa do aniversariante e a comida da festa, é a corrente teórica que uma psicóloga escolhe que vai dar o tom do atendimento que ela oferece a você. Essa abordagem escolhida vai determinar a escuta da psicóloga, a forma que ela se relaciona com você, o manejo clínico que ela adota, as técnicas e recursos utilizados por ela nas sessões.


Você se lembra que eu disse que há uma variedade grande de temas para festa? Assim também acontece com as abordagens da psicologia. São tantas que fica muito difícil fazer uma estimativa exata de quantas existem. Algumas se tornaram mais populares, outras são mais desconhecidas.


O fato é que TODAS são eficientes e trazem resultados e benefícios no processo psicoterapêutico.


Pois bem, o ANIVERSARIANTE na nossa analogia é a PSICÓLOGA. Portanto, o tema da festa, logo, a linha teórica, é muito importante para a psicóloga, ela precisa ter muito estudo e clareza sobre a sua abordagem para desenvolver um trabalho qualificado e potente.

VOCÊ, que é apenas um dos convidados da festa, isto é, um dos pacientes desta profissional, não precisa se preocupar tanto com isso. Não precisa se aprofundar neste tema. Basta você saber que todo o trabalho do profissional de psicologia deveria partir desta premissa. Ou seja, tem como fundamento de sustentação uma abordagem teórica. Assim como cada aniversariante define o tema da sua festa pelos mais diversificados motivos, nós, psicólogas, também temos uma gama grande de motivações para aderir a uma corrente teórica e não a outra.


Eu, por exemplo, escolhi a minha linha de abordagem bem no início da minha graduação. Foi AMOR à primeira vista, ou melhor dizendo, amor desde o primeiro livro que eu li sobre ela.😍

Não pense que é assim para todos, é muito difícil fazer essa definição, até porque há muitas opções como eu havia mencionado antes. No meu caso, o ponto mais importante para fazer a minha escolha foi uma profunda identificação da minha cosmovisão com a da linha teórica que adotei, isto é, a minha leitura do que é o mundo e do que é o ser humano se conectou profundamente com a visão de mundo e de ser humano da epistemologia que eu abracei.


Sabe por que não há apenas uma linha teórica na psicologia? Primeiramente, o objeto de estudo desta ciência que é o próprio ser humano em sua diversidade e singularidade, é bastante complexo, né? Eu penso ser impossível uma única corrente epistemológica abarcar toda essa complexidade. Do meu ponto de vista, as diversas linhas podem se complementar nessa missão desafiadora que é cuidar da saúde mental das pessoas. Outro motivo importante para a existência de tantas abordagens teóricas é exatamente esse traço tão rico da nossa condição humana: a singularidade. Somos semelhantes uns aos outros e bem distintos também, isso gera uma pluralidade de cosmovisão, que talvez impossibilite um consenso quando falamos em conhecimento científico. Sendo assim, é preciso ter opções para que cada um vá se encontrando neste vasto campo. Cada profissional precisa se encontrar epistemologicamente falando, isto é, à psicóloga é recomendado que ela ancore sua prática profissional em uma corrente teórica.

Para finalizar a nossa conversa de hoje, te convido mais uma vez a pensar na festa de aniversário. Nem todo ano a gente consegue comemorar como gostaríamos, né? E como já tinha dito, há pessoas que não se importam com essa data. O fato é que o dia do aniversário representa uma celebração da vida, deveria nos lembrar da beleza e grandiosidade que é estar vivo.


Como diz a canção do Gonzaguinha : "eu sei, eu sei que a vida deveria ser bem melhor e será! Mas isso não impede que eu repita: é bonita, é bonita e é bonita." Se a sua vida anda meia obscurecida e essa canção não lhe parece indicar algum sentido, se viver não deixa o seu coração quentinho e celebrar a vida é algo difícil em seu dia a dia, talvez seja a hora de você buscar uma ajuda profissional para que o TEMA da sua VIDA, isto é, o sentido da sua vida possa voltar ou começar a brilhar para você. 💖


Se precisar de ajuda pode contar comigo ou com alguma das minhas colegas de profissão.


Este conteúdo fez sentido para você? Então compartilhe em suas redes sociais, indique para os amigos e as amigas, faça um comentário me contando se ele te ajudou e deixa o seu like.


Obrigada por mais uma vez você ter me acompanhado até aqui e te encontro na nossa próxima conversa.😉




775 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page