top of page

A importância da boa comunicação

Atualizado: 22 de ago. de 2022



"Falar difícil é fácil. O difícil é falar fácil."


Falar difícil, rebuscado ou usar termos complexos – que no mundo digital, Marketing etc, são muitos, não nos torna mais inteligentes.

Não é isso que nos destaca ou demonstra o quão brilhante ou inteligente podemos ser. Isso é uma cilada!


Conhecer sua audiência, seu público e seus interlocutores é o mais importante. Entender o discurso e escolher a abordagem ideal para transmitir a mensagem corretamente.

Ao invés de empatia, geramos rejeição e corremos o risco de passar uma imagem de soberba, ainda mais neste momento pandêmico em que as salas- reuniões foram substituídas pelas telas.


Quem fala (difícil), fala de forma complicada, cheia de palavras estranhas (e, é claro, desconhecidas pelo humilhado interlocutor, senão o efeito não é atingido).

O fala-difícil intimida, humilha e exclui o outro para se exaltar – relação em espelho onde coloca o outro como oposto para ser alguma coisa – e com isso inviabiliza construções possíveis. Falar difícil serve para impossibilitar o acesso de muitos ao lugar de privilegiado saber que se ocupa.


Os intelectuais mais ouvidos, seguidos e amados no momento são pessoas que compartilham de forma simples e atraente seu saber.


Não conseguir se livrar da “sopa de letrinhas” e achar que o mundo tem que compreendê-lo e não o contrário – “Narciso, é você?”.


A importância de se ter empatia e se adaptar com facilidade e sensibilidade ao público torna a mensagem mais clara, compreensível e deixa uma marca positiva nos receptores.


Fecho com uma frase :

"Comunicação sem clareza é uma forma eficaz de esconder ignorância no assunto sobre o qual se fala."


E vc, como tem se comunicado??

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page